Desde 1º de fevereiro, motoristas de todo o Paraná já podem emitir a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) ou CNH digital. O documento tem a mesma validade da CNH impressa e foi normatizado no ano passado pela resolução 598/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A CNH-e é gratuita e já está disponível para quem tirou a carteira a partir de 2 de maio de 2017. Gradativamente, todos os motoristas terão o QR Code em sua CNH, conforme a renovação da habilitação ou a solicitação da segunda via do documento.

Para o coordenador administrativo-pedagógico do ISC, Munir Varela, esse serviço facilitará o dia a dia dos condutores, porque o acesso ao documento digital será prático e seguro.

“Em breve também será possível consultar a pontuação das infrações e acessar campanhas de trânsito pelo aplicativo, fazendo com que os motoristas possam ficar atualizados diretamente pelo celular. Porém é preciso lembrar que o uso do aparelho deve ser feito com o veículo parado para não causar acidentes”, lembra Munir.

Como acessar

Se você não possui um certificado digital, atualize seu e-mail e seu telefone celular em qualquer atendimento presencial no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e depois faça seu cadastro no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Se você possui o certificado digital, acesse o site do Portal de Serviços do Denatran e faça seu cadastro com o Token do certificado digital plugado no computador de acesso.

Em ambos os casos, depois de efetuar o cadastro no Denatran, acesse no menu lateral esquerdo a aba da CNH Digital e selecione a opção “Ativação”; depois de ativar, acesse a aba “Meus dados” e insira o número de sua CNH. Após isso, é só baixar o aplicativo CNH Digital no seu celular, disponível na Play Store para dispositivos Android ou na App Store para dispositivos iOS e acessar com o seu CPF e senha pessoal.

Imagem: Icetran

Fonte: Fetropar