Na metade do ano passado, um acidente na BR-277 causou comoção em todo o país. Um caminhão carregado com 44 mil litros de álcool tombou e explodiu durante a descida da serra que liga Curitiba a Paranaguá.
O acidente envolveu mais 12 veículos de passeio. Ao todo, seis pessoas morreram e 14 ficaram feridas, incluindo um bebê de apenas 19 dias de vida, que perdeu os pais na tragédia.
Esse é apenas mais um dos episódios envolvendo caminhões nas descidas das serras por todo o país. Diariamente, as estradas fazem vítimas fatais em acidentes que poderiam ser evitados.
No caso da explosão do caminhão na BR-277, o motorista teria perdido o controle do veículo por causa de uma falha nos freios. Em depoimento à Polícia Civil, o condutor afirmou que o painel do caminhão acusou a falha.
Como ocorre o problema
Para garantir a sua segurança e a dos demais veículos durante a descida na serra, é necessário seguir algumas orientações. Essas normas técnicas garantem o controle do veículo durante a descida e evitam colisões e tombamentos.
Os caminhões são equipados com dois tipos de freio: o motor e o convencional (de pedal). Quando o freio convencional é utilizado, gera um aumento de temperatura no sistema de frenagem. Esse aquecimento é normal, desde que mantido dentro dos parâmetros técnicos que garantam a sua eficiência.
O que não é caso na descida de uma serra, por exemplo. Utilizar o freio convencional em uma descida da serra, faz com que o sistema de frenagem seja aquecido demais, em razão do declive da pista e da velocidade do veículo, gerando uma redução na sua eficiência.
Em alguns casos, esse processo pode resultar em estragos no sistema, gerando fumaça e até fogo. Isso irá afetar a distância de parada e até a perda da capacidade de reduzir ou parar o caminhão. É aí que ocorrem os acidentes.
Não é possível afirmar ainda que foi esse o problema do caminhão que explodiu na BR-277, mas essa pode ter sido uma das possíveis causas do acidente, como de muitos outros.
Garantir a segurança
O motorista profissional deve conhecer muito bem o seu veículo, para perceber qualquer problema que possa causar um acidente. Além disso, também é de sua responsabilidade a condução segura do veículo.
É muito importante que a empresa cumpra com sua responsabilidade com relação à manutenção constante dos veículos. Em caso de qualquer sinal de problema, a empresa deve ser comunicada e, então, tomar as providências. O trabalhador tem o direito de se recusar a dirigir um veículo com problemas que comprometam a sua segurança e a dos demais motoristas.
Além disso, quando ocorre algum problema ou acidente decorrente de falha no veículo, muitas empresas procuram jogar toda a culpa no trabalhador, que pode ser responsabilizado civil e criminalmente. Portanto, é melhor se prevenir e deixar tudo registrado na empresa.
Descendo a serra
Antes mesmo de descer uma serra, o motorista deve reduzir a velocidade do caminhão para já iniciar o declive de forma controlada. A velocidade ideal deve ser avaliada pelo condutor, conforme a carga do veículo e a capacidade de frenagem.
Se o sistema de freios estiver em ordem e a sua velocidade estiver reduzida, você está pronto para descer a serra. Acione o freio motor e deixe uma marcha reduzida engatada. Isso é importante para que, durante a descida, não seja necessário utilizar o freio convencional o tempo todo, pois isso poderá provocar uma falha no sistema, em razão do seu aquecimento, como já explicado anteriormente.
O freio motor e a marcha reduzida é que devem garantir a velocidade ideal para a descida, e não o pedal do freio. Se o caminhão estiver muito rápido, reduza mais a marcha para evitar a utilização frequente do freio convencional.
Seguindo essas orientações, a descida será um pouco mais segura, com menores chances de acidentes e falhas no sistema de frenagem do caminhão.
Fonte: Fetropar