O mês de novembro é dedicado a uma causa muito nobre: a prevenção ao câncer de próstata. O Sinttrol sempre coloca a saúde da categoria em primeiro lugar e, por isso, está promovendo um debate amplo sobre o tema.

A doença é o segundo tipo de tumor mais recorrente entre pacientes do sexo masculino no Brasil, com uma média de 60 mil novos casos todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Já o Ministério da Saúde registra cerca de 14 mil mortes pela doença anualmente.

“O que mais nos entristece em todos esses números é que eles poderiam ser muito menores se os homens tivessem o hábito de ir ao médico anualmente. As chances de cura são de cerca de 95% se a doença for descoberta no início. Não podemos deixar o preconceito e a vergonha vencerem essa guerra. É necessário fazer o exame preventivo”, explica o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva.

Um toque pode salvar sua vida

A principal razão para que muitos colegas adiem a ida ao urologista é o exame de toque. As inúmeras piadas e mitos que cercam o tema fazem com que muita gente pense que se submeter ao teste pode ferir sua masculinidade.

Para reduzir as mortes, é preciso vencer a vergonha. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos de idade. O teste dura menos de 1 minuto, não dói e pode ser realizado no próprio consultório médico.

O teste deve ser feito uma vez ao ano, a partir dos 50 anos. O procedimento dura menos de 60 segundos, não causa grandes desconfortos e é feito no próprio consultório médico. A consulta pode ser agendada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O toque é a única maneira eficaz de detectar um tumor na próstata em estágios iniciais. Não deixe qualquer constrangimento ser maior do que as suas possibilidades de futuro. Aproveite o mês de novembro e busque um médico o mais rápido possível!

Fonte: Sinttrol