A campanha Novembro Azul é promovida mundialmente para conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde e para prevenir diversas doenças, principalmente o câncer de próstata. A doença atinge mais de 60 mil homens por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para diagnosticar o câncer precocemente – o que aumenta as chances de cura em até 90% – o paciente deve fazer acompanhamento médico regularmente e, a partir dos 50 anos, realizar o exame de toque, que identifica possíveis alterações na próstata.

Conforme lembra o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, além dos cuidados médicos, a prevenção passa pelos hábitos de vida. “Praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e manter um peso adequado são formas de prevenir o câncer de próstata e também outras doenças, como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos”, explica.

Apesar de não ter uma causa definida, esse tipo de câncer tem alguns fatores de risco, como a hereditariedade (quando uma pessoa da família já teve a doença, há mais chances de desenvolvê-la), idade (homens acima de 50 anos são mais atingidos por esse câncer), obesidade, tabagismo e alcoolismo.

Fonte: Sinttrol