Simbolizado por um bigode, o Novembro Azul é um movimento global criado para lembrar aos homens que o câncer de próstata é um inimigo que só pode ser vencido com duas armas: a prevenção e a superação de preconceitos. O Sindeesmat aproveita essa época do ano para propor o diálogo com a categoria sobre a importância de se cuidar!

Até o fim de 2018, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que cerca de 68 mil homens serão diagnosticados com a doença. Se detectado em estágio inicial, o câncer tem até 95% de probabilidade de cura.

O problema é que, devido ao estigma social atribuído aos exames preventivos, muita gente acaba protelando a ida ao médico. Quando o paciente finalmente procura ajuda, o quadro já está em desenvolvimento avançado, e as chances de recuperação caem drasticamente.

Prevenção ao câncer de próstata

Assim como outros tipos de tumores, o câncer de próstata não tem uma causa específica definida. No entanto, está comprovado que uma dieta saudável, com menos gordura, ajuda a diminuir os riscos da doença. Em contrapartida, os principais fatores de risco são a idade – no Brasil, a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos -, o sobrepeso e o histórico de câncer na família.

O mais importante para que o tratamento do câncer seja bem-sucedido é garantir um diagnóstico precoce, agendando uma consulta com um urologista de confiança anualmente.

Os primeiros testes devem ser feitos por volta dos 45 anos, faixa etária em que aumenta a possibilidade de desenvolvimento da doença. A maneira mais comum de chegar ao diagnóstico é o exame de toque, escolhido por ser barato e muito rápido, com menos de 1 minuto de duração na maioria dos casos.

Ao contrário do que diz o senso comum, não é necessário ter vergonha do procedimento. O processo, em geral, é indolor, e é sempre feito por um profissional qualificado que encara o exame como apenas mais uma tarefa de sua rotina de trabalho.

Passar pelo exame de toque não diminui a virilidade de ninguém, e pode ser decisivo para salvar a vida do paciente.

Também é possível diagnosticar o câncer de próstata por meio de um exame de sangue que mede a quantidade de PSA, um tipo de enzima produzido pela glândula em questão.

Fonte: Sindeesmat