Este mês será um momento reservado para o diálogo sobre uma doença grave, que mata porque muitas vezes só é diagnosticada em estágios avançados por conta do preconceito e desinformação: o câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização global contra o problema que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) causou cerca de 13 mil mortes no Brasil em 2016.

O movimento é representado pela cor azul e a figura do bigode, para lembrar que as expectativas sociais sobre masculinidade não devem impedir os homens de cuidarem da saúde.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, essa é uma grande oportunidade para que os rodoviários reflitam sobre a importância de fazer exames preventivos e, se for o caso, garantir um diagnóstico precoce da doença.

“A categoria precisa se cuidar! Existem muitos preconceito sobre esse problema. As certezas que temos é que essa doença mata, e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, comenta João Batista.

Entendendo a doença

A próstata é uma glândula que existe somente no organismo masculino, e fica localizada logo abaixo da bexiga. Sua função no corpo é regular algumas substâncias que constituem o sêmen. O câncer consiste no aparecimento de um tumor nessa região.

Não se sabe exatamente o que causa o problema, mas pesquisas sugerem que seja a combinação de má alimentação com histórico familiar, alterações hormonais, fatores ambientais e idade — uma vez que o câncer de próstata é mais comum após os 50 anos. Hoje, a doença tem tratamento e bons índices de cura, desde que seja descoberta nos estágios iniciais.

Os principais sintomas de que algo não vai bem são impotência sexual e alterações na urina, que passa a ser fraca, em gotas e menos frequente. Outros sinais que podem aparecer são dor ao ejacular e presença de sangue no sêmen.

Como prevenir o câncer de próstata?

A melhor maneira de evitar que o problema só seja descoberto quando estiver em estágio avançado é consultar um especialista uma vez ao ano, a partir dos 45 anos de idade. O médico responsável por detectar a doença é o urologista.

Atualmente, o quadro pode ser constatado pela realização de três testes. O primeiro é um exame de sangue chamado PSA, que mede a quantidade e densidade de algumas substâncias emitidas pela próstata. O segundo é uma ultrassonografia pélvica, um exame de diagnóstico por imagem que dura menos de 10 minutos. O terceiro, por fim, é o toque retal.

Sabendo da resistência de parte dos homens com o toque, muitos médicos, hoje, realizam somente os dois primeiros exames em um primeiro momento e só solicitam o terceiro teste em casos específicos.

De qualquer maneira, o toque retal é um exame rápido, que leva menos de 5 minutos e não é, de nenhuma forma, um indicativo de maior ou menor virilidade. O preconceito não pode ser mais forte que a preocupação com a saúde!

Durante todo mês de novembro, várias entidades realizam testes gratuitos para diagnóstico de câncer de próstata. Os exames também podem ser feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são cobertos pela maior parte dos planos de saúde.

Fonte: Fetropar