Os crimes de ódio e intolerância estão em alta em São Paulo. Dados da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) mostram que o número de ocorrências registradas de crimes ligados ao racismo cresceu 65% na Grande São Paulo entre janeiro e maio desde ano em comparação com o mesmo período do ano passado. As informações foram levantadas pela GloboNews.

A Grande São Paulo corresponde a uma região formada pela capital e Região Metropolitana, sendo, ao todo, 39 municípios. De acordo com os boletins de ocorrência da Decradi, foram, de janeiro a maio deste ano, registrados 80 ocorrências, sendo 38 de crimes raciais, 28 de homofobia e transfobia e 14 em que o tipo de discriminação não foi informada. O número dos crimes que envolvem racismo e intolerância, no entanto, deve ser ainda maior, já que boa parte dos casos não são registrados.

“Sobre a prevenção contra os crimes de intolerância, as ações devem ser voltadas para a educação e cidadania. No âmbito policial, após a ocorrência do delito, há necessidade de manifestação da vítima para que se proceda qualquer investigação ou ato de polícia judiciária, por se tratar de um crime de foro íntimo”, informou, em nota, a Secretaria de Segurança Pública.

Fonte: Revista Forum