O principal meio de locomoção coletivo do brasileiro é o ônibus. Em um mundo onde os carros tomaram conta e tornaram o transporte individual mais presente, os ônibus ainda são a alternativa principal para quem escolhe o transporte coletivo.

É preciso valorizar os profissionais que ajudam a população a chegar em seus destinos diariamente. Os motoristas de transporte coletivo são responsáveis pelo maior número de deslocamentos no país, tornando-se, assim, parte do dia-a-dia de milhões de brasileiros, e merecem ser tratados com respeito e educação.

O incentivo ao uso do transporte individual em vez do transporte coletivo traz impactos importantes no meio ambiente e no trânsito do país. Ao optar por se deslocar sozinha e não coletivamente, a pessoa colabora com a poluição da cidade, dano que custa R$ 4,6 bilhões aos cofres públicos todos os anos.

Todo esse recurso poderia ser investido em melhorias no transporte público, como corredores de ônibus que aumentariam a eficiência dos coletivos, ou em veículos elétricos menos poluentes. Além disso, a verba também poderia ser destinada à melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores do transporte coletivo.

Companheiro de viagem

O Diário do Transporte analisou 64,1 bilhões de deslocamentos no país e concluiu que 29% desse número foi referente ao transporte coletivo. Por ser tão presente no cotidiano do brasileiro, o motorista acaba exposto a diversas condições que podem prejudicar seu bem-estar durante o trabalho.

Diversos fatores ambientais e de interação social contribuem para o aumento do estresse dos motoristas. O trânsito é o aspecto que mais interfere nessa relação, elevando os níveis de irritação do trabalhador durante sua jornada de trabalho. A utilização individual de transporte aumenta o número de carros nas cidades, causando trânsito parado em horários movimentados.

Mais ônibus e linhas no transporte coletivo, além de gerar mais emprego aos motoristas, incentivariam a utilização dos coletivos pela população em geral. Isso tornaria o trabalho dos motoristas mais tranquilo e saudável, sem engarrafamentos e estresse no trânsito.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, os motoristas do transporte coletivo brasileiro fazem parte do cotidiano da população e devem ser respeitados por todos que utilizam o serviço. “Desde um bom dia, até dar preferência no trânsito. São pequenas atitudes como essas que tornam o trabalho mais saudável e gratificante”, afirma.

Fonte: Sinttrol