As blitzes nas estradas denunciam as irregularidades nos caminhões de transportes, principalmente daqueles que transportam cana de açúcar. As inspeções mostram, por exemplo, que os trabalhadores realizam jornadas extenuantes, com péssimas condições de trabalho e sem segurança e higiene.

As operações pela Polícia Federal nas rodovias do país indicam que, em média, os caminhões excedem 40% do limite de peso. Alguns deles, por exemplo, chegam a transportar até 60 toneladas além do permitido. Essa conduta potencializa riscos de acidentes nas rodovias, ocasionando tombamentos e colisões com outros veículos

Além disso, para trafegar nas rodovias, os motoristas, desses veículos, devem portar uma autorização especial do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), obrigatório para esse tipo de atividade.

Outros quesitos também são necessários para os motoristas dessa área. O Código de Trânsito Brasileiro obriga o uso de lonas ou telas para cobrir as cargas. A determinação vale para os produtos transportados a granel, como legumes, frutas e materiais de construção.

Desde 1 de setembro, a obrigatoriedade para uso de lonas passou a vigorar, também, para os caminhões canavieiros que circulam em rodovias. Quem for pego sem a lona poderá ser multado.

No entanto muitas usinas e empresas agrícolas não estão cumprindo a lei e chegam, até mesmo, a lançar apenas uma corda para segurar a carga.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), a decisão pela obrigatoriedade é uma forma de aumentar a segurança nas estradas.

“Se uma carga cair, ela pode causar acidentes que envolvem demais veículos e pessoas. Por isso, a proteção com lonas é uma solução benéfica para os motoristas, porque diminui os riscos de acidentes”, considera.

De acordo com o presidente, não basta apenas inserir a lona para cumprir a resolução, é preciso considerar o tipo de carroceria adequada, pois assim o trabalhador terá segurança.

Fonte: Fetropar