Quem trabalha em transporte rodoviário pode desenvolver hábitos ruins na direção, gerando problemas à mecânica do caminhão e ampliando a possibilidade de ocorrer acidentes graves.

Confira nove práticas perigosas na direção e comece a evitá-las hoje mesmo!

  1. Acelerar antes de desligar o motor: envia o combustível para a câmera de combustão, fazendo-o parar ali. Se o veículo é desligado em seguida, a substância corrói o sistema, desgasta o catalisador e contamina o óleo do motor.
  1. Acelerar ou frear bruscamente: inutiliza os freios e os componentes homocinéticos (transmitem a força do motor para as rodas de tração), diminuindo a durabilidade das peças e aumentando o tempo da frenagem total do veículo.
  1. Andar com o tanque na reserva: além de gerar multa grave, encurta o período de troca da bomba de diesel, pois compromete seu funcionamento.
  1. Apoiar a mão na alavanca do câmbio ao dirigir: desgasta o trambulador (item responsável por mudar as marchas), danificando suas engrenagens e afetando a troca de velocidade. A probabilidade de multa é alta.
  1. Deixar o braço para fora da janela: multa na certa! Além disso, o braço pode bater em obstáculos e até ser amputado, em casos de capotamento ou colisão.
  1. Esquentar o motor com o veículo parado: prática obsoleta, queima excessivamente o diesel, prejudicando a mecânica do veículo e o meio ambiente.
  1. Ignorar as luzes de alerta: indicam o funcionamento do veículo e merecem atenção imediata.
  1. Não calibrar os pneus: prejudica e abrevia a vida útil das peças da suspensão, compromete a direção e o consumo do veículo, torna-o pouco econômico e difícil de manobrar.
  1. Usar óleo vencido: prejudica a vida útil do motor. O óleo é essencial para lubrificar os componentes do sistema e precisa estar fluído para circular ao redor das peças internas.

Segundo o presidente da Fetropar, Moacir Ribas, as empresas devem se preocupar com a segurança dos funcionários: “O empregador deve investir em revisões periódicas dos veículos e todo tipo de manutenção que facilite o desempenho de seus empregados. As chances de se desenvolver hábitos ruins na direção cairão e, consequentemente, os acidentes”, afirma.

 

Fonte: Fetropar