Perigos nas oficinas mecânicas: conheça medidas de segurança

Início/Notícias Sindicatos Filiados/Perigos nas oficinas mecânicas: conheça medidas de segurança

Perigos nas oficinas mecânicas: conheça medidas de segurança

As oficinas mecânicas são ambientes nos quais os trabalhadores encaram inúmeros riscos todos os dias. O uso de substâncias tóxicas como o benzeno, soluções de baterias e gases de petróleo são alguns exemplos dos perigos enfrentados na manutenção de veículos.

A implantação de medidas preventivas, como a utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs/EPCs), pode reduzir os altos índices de acidentes de trabalho nesses locais.

O uso de óculos e luvas de segurança, aventais impermeáveis e cremes de proteção evita o contato direto do trabalhador com as substâncias tóxicas que são manuseadas.

Já a utilização de protetores auriculares protege a audição do empregado, uma vez que o excesso de ruído é frequente nas oficinas. Caso seja preciso retirá-los para regular o motor dos veículos, esse processo deve ser repetido no máximo duas vezes por dia.

As botinas de segurança servem para proteger os pés de substâncias e até mesmo objetos e peças que eventualmente caiam no chão e possam provocar ferimentos se pisados.

As máscaras com lentes de proteção contra radiação ultravioleta são necessárias ao desempenhar as atividades de soldagem.

Ao higienizar as mãos, deve ser usada uma pasta desengraxante à base de produtos naturais.

O ambiente da oficina deve ter um sistema de iluminação e de exaustão adequado a fim de garantir segurança de todos os que utilizam o espaço. A oficina também deve ter placas indicativas de que é proibido fumar.

As substâncias químicas utilizadas nas oficinas podem produzir vapores ou não serem visíveis. Devido a isso, é preciso que as embalagens que contenham solventes e substâncias inflamáveis sejam claramente indicadas por rótulos, além de estarem afastadas das atividades da oficina. Qualquer faísca ou descarga elétrica próxima desses agentes químicos pode provocar incêndios e até mesmo explosões.

Ao desempenhar suas funções, o trabalhador deve evitar a movimentação de máquinas pesadas. É recomendado que se utilizem bancadas e cavaletes ao desmontar peças e motores, preferencialmente com o trabalhador sentado.

Na soldagem de tanques de combustíveis, é necessário conferir se houve a descontaminação e se os gases foram retirados.

Segundo o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, é obrigação do empregador oferecer condições seguras e saudáveis para que o funcionário possa desempenhar suas atividades.

“A empresa deve dar todo o treinamento necessário para que as medidas de segurança sejam postas em prática. O trabalhador também deve se atentar a tais detalhes, prezando assim pela sua integridade e pela de seus colegas”, explica.

Em casos onde tais determinações não sejam cumpridas, o Sindicato deve ser notificado para que as devidas providências sejam tomadas.

Fonte: Sindeesmat

 

Por |2020-05-26T18:59:36-03:0012/07/2016|Notícias Sindicatos Filiados|0 Comentários