Entre 18 e 20 de outubro, dirigentes sindicais de todo o estado estiveram presentes na Plenária Estadual 2015 da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST/PR), que foi realizada no Hotel Carimã em Foz do Iguaçu.

A Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), representada por seu presidente, João Batista da Silva, participou das atividades junto aos demais membros do Conselho Deliberativo da Central.

Na noite de domingo (18), após os credenciamentos, a Fetropar compôs a mesa de oficial de abertura da Plenária, com a direção da Central e diversas autoridades.

Já no dia seguinte, os dirigentes sindicais analisaram as contas da NCST/PR e aprovaram os relatórios dos atos praticados pela diretoria da entidade, o balanço geral, balancetes e prestação de contas referentes à gestão de 2014. A previsão orçamentária das receitas e despesas para 2016 também foi aclamada pelos presentes.

Mas não foram só as contas que tiveram destaque na Plenária. O evento contou com diversas palestras e debates sobre conjuntura atual e movimento sindical.

A palestra Balanço Político e Organizativo da NCST, ministrada pelo presidente da NCST Nacional, José Calixto Ramos, abriu o ciclo do evento apresentando as principais ações desenvolvidas pela Central em defesa dos trabalhadores a nível estadual e nacional, como o combate ao projeto das terceirizações e a outros ataques contra a classe trabalhadora.

Em seguida foi ministrada a palestra sobre Liderança e Ética na Atividade Sindical, com Claudino Kosteski e que teve como coordenador da mesa de debates o quarto vice-presidente da Fetropar, Alcir Antonio Ganassini.

Também foram tratados os Desafios do Movimento Sindical na Atual Conjuntura, com o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz. Foi feito ainda um debate sobre a Análise Econômica Mundial no 2º Mandato da Presidente Dilma Rousseff e os Trabalhadores, pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Clemente Ganz Lúcio.

Para a Fetropar, a Plenária foi fundamental para esclarecer os dirigentes sindicais sobre os principais problemas da conjuntura política e econômica de crise que o país está passando, e articular as mobilizações das entidades em conjunto com a Central para barrar os ataques aos trabalhadores.

“Essa Plenária foi muito importante, porque a Central se preocupou não só com o cumprimento da legislação sobre a prestação de contas, mas também em reunir dezenas de sindicalistas para fazer intercâmbio das experiências de cada entidade, discutir a política e a economia, e trazer aspectos que envolvem o mundo do trabalho e a nossa luta”, destaca o presidente da Fetropar.

Fonte: Fetropar