saude-31-sindeesmat-postsiteRealizando tarefas que vão manter os veículos funcionando normalmente, o trabalhador de oficina mecânica deve estar sempre atento. Isso porque, além dos produtos químicos e dos maquinários presentes no local, a saúde do profissional pode ser extremamente prejudicada pela postura que adota durante o trabalho.

Essa questão deve ser de conhecimento de todos os trabalhadores, para que saibam como cumprir suas funções sem prejudicar a própria saúde.

Trabalhar com as mãos acima do ombro e com as costas flexionadas ou torcidas pode gerar sérios problemas, como fadiga, dores e, até mesmo, uma doença ocupacional – problema causado pelas condições de trabalho.

Estudos apontam algumas sugestões para evitar que haja desgaste na saúde do trabalhador.

Em atividades nas quais o trabalhador fica com as costas muito curvadas, a recomendação é que a altura do piso no qual o veículo está apoiado seja elevada. Dessa maneira, o profissional evita permanecer com as costas curvadas durante as atividades.

Quando a tarefa precisa ser executada acima da linha do ombro, é recomendado que haja uma elevação dos braços acima do ombro, além de pausas para descanso durante a execução dos serviços.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o empregado que não tiver condições de trabalho que preservem sua saúde deve informar ao Sindicato. “O trabalhador tem direito a um ambiente de trabalho que não prejudique sua saúde, e respeitar esse direito é obrigação do empregador. Caso isso não aconteça, o Sindicato está ao lado do trabalhador para garantir o respeito a todos seus direitos”, afirma.

Fonte: Sindeesmat