De 16 a 18 de maio, o Instituto São Cristóvão (ISC), em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), iniciou as aulas da primeira turma do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto.

Durante os três dias, foi realizado um resgate histórico sobre o surgimento do sindicalismo no mundo e uma análise sobre a atual situação política do Brasil.

No total, 30 dirigentes sindicais participaram dessa primeira etapa. Para o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, a grande procura pelo curso é um reflexo das eleições realizadas no ano passado em diversos sindicatos.

“As diretorias estão, cada dia mais, investindo na formação de seus diretores. Um sindicalista preparado consegue atender sua categoria de uma forma mais eficaz. Conhecer o início do movimento sindical inspira os novos dirigentes, tornando-os ainda mais capacitados para as funções que realizam diariamente”, afirmou.

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, a classe trabalhadora brasileira ainda vive momentos de extrema dificuldade e os sindicatos precisam continuar lutando para mudar essa realidade.

“Em pleno século XXI, nossos trabalhadores ainda precisam enfrentar longas jornadas de trabalho com condições precárias e recebendo salários baixos. Nós, sindicalistas, precisamos estar preparados para defender a categoria que representamos, em um movimento de luta e resistência a favor do povo brasileiro”, relatou.

Participação

O presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, participou do curso e afirmou que todos os dirigentes sindicais deveriam investir nesse tipo de formação.

“Estudamos profundamente a história do sindicalismo no Brasil e resgatamos momentos importantes do movimento. A expectativa é que as próximas etapas também nos tragam informações sobre o universo sindical em que estamos inseridos”, afirmou.

O Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), também esteve no curso. De acordo com o diretor financeiro do Sindicato, Gemerson Lissa, a didática utilizada durante o curso fez com que os alunos assimilassem o assunto com mais facilidade.

“Os instrutores do Instituto são extremamente capacitados e transmitiram todas as informações de forma clara e objetiva. Por isso, conseguimos entender os conteúdos apresentados de uma maneira mais completa”, disse.

A diretora do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Paranaguá (Sindicap) Edilamar Costa da Silva foi uma das três mulheres participantes. Ela afirmou que todas as informações adquiridas durante as aulas serão colocadas em prática dentro dos sindicatos.

“Cheguei aqui achando que sabia muita coisa sobre o sindicalismo, mas percebi que ainda tenho muito para aprender sobre o assunto. Quero continuar me especializando para atender os trabalhadores que represento cada dia melhor”, afirmou.

Confira as datas e os locais das próximas etapas do curso:

21, 22 e 23 de junho: Londrina

19, 20 e 21 de julho: Cascavel

13, 14 e 15 de setembro: Guarapuava

8, 9 e 10 de novembro: Paranaguá

Fonte: Fetropar e ISC