Entre 13 e 15 de setembro o Instituto São Cristóvão (ISC), em parceria com a Fetropar, realizou a quarta etapa do curso de Formação Política e Sindical em Pato Branco (PR). As aulas, que fazem parte da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC, abordaram a importância do trabalho de base dos sindicatos.

Ao todo 28 dirigentes sindicais participaram do curso, que não teve nenhuma desistência desde sua primeira etapa em maio deste ano. Segundo o coordenador administrativo-pedagógico do ISC, Munir Varela, isso demonstra a qualidade do conteúdo que vem sendo oferecido aos participantes.

“Estamos utilizando pesquisas para desenvolver as aulas e poder promover uma formação completa e adequada aos representantes dos sindicatos. A continuidade é fundamental para que haja um bom aproveitamento dos assuntos debatidos”, afirmou.

Durante a quarta etapa foi analisada a importância de conhecer estruturas de mobilização popular –associações de moradores, núcleos partidários e movimentos estudantis e sociais – como uma forma de organizar estratégias para realizar o trabalho de base dos sindicatos.

Além de auxiliar nas atividades internas das entidades, o conhecimento sobre o trabalho de base também envolve a relação dos dirigentes com a categoria. “Os dirigentes sindicais devem replicar informações e notícias para os trabalhadores de modo a influenciar positivamente o ambiente de trabalho desses funcionários. É uma função de multiplicador, que exige uma boa conduta e um perfil dinâmico”, lembrou Munir.

Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, que também dirige o ISC, as aulas contribuem para a preparação das entidades em relação à Reforma Trabalhista. “O curso trata de diversos temas e essa é uma forma de fortalecer os sindicatos para enfrentar o grande desafio que é a nova legislação. O conhecimento será fundamental nessa fase e fortalece ainda mais nossa luta pelos direitos dos trabalhadores”, ressaltou.

João Batista reforçou ainda que o trabalho de base é um dos pilares para que os sindicatos alcancem bons resultados em suas atividades. “Conhecer as condições de trabalho da categoria e as barreiras enfrentadas no cotidiano faz toda a diferença na hora de traçar estratégias para defender esses trabalhadores”, comentou.

A próxima etapa do curso será realizada entre 8 e 10 de novembro, em Paranaguá, no litoral do Paraná. Ao todo serão 10 etapas, que serão concluídas em 2018.

Fonte: Fetropar