Em 4 de julho, a Fetropar realizou a reunião mensal de diretoria na sede da Federação. O encontro reuniu dirigentes sindicais das entidades filiadas à Fetropar.

Durante a atividade, foi discutido o conflito de representação envolvendo o Sindicato de Motociclistas de Foz do Iguaçu (Sindimoto/Foz) e outros sindicatos filiados. A reunião entre as entidades, marcada para o final de junho, não aconteceu. Portanto, o problema de representação nas regiões em questão não será mais discutido.

Mesmo com essa decisão, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Toledo (Sinttrotol) deixou claro que não pretende abrir mão da base de trabalhadores em Toledo.

De acordo com o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o pedido de filiação do Sindimoto/Foz só poderá ser debatido novamente quando os representantes do sindicato voltarem a entrar em contato com a Federação.

“Os dirigentes sindicais interessados não compareceram à reunião marcada para discutir a filiação e o conflito territorial. Por isso, o processo ficou travado. Só vamos conseguir resolver essa situação quando o Sindimoto/Foz nos procurar novamente”, ressaltou.

Outras discussões

A segunda etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC), realizada de 21 a 23 de junho, em Londrina, também foi avaliada durante a reunião.

De acordo com o assessor de formação do ISC, Adilton de Paula, esse segundo momento do curso proporcionou conhecimento sobre a atual situação política e social do Brasil e do mundo.

“Quem não conhece não pode mudar. Apenas com muita discussão e leitura, os dirigentes sindicais terão uma formação sindical completa. Nossa meta, em todas as etapas do curso, é formar pessoas que possam fazer a diferença e ajudar o seu sindicato”, afirmou.

O diretor de assuntos trabalhistas da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Luís Antônio Festino, participou da reunião de diretoria da Fetropar e contribuiu para a discussão sobre o Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas.

Fonte: Fetropar