O trabalhador que passa muitas horas na empresa, geralmente permanece o dia todo na mesma posição e no mesmo ambiente. Essa situação, somada à repetição das atividades realizadas durante o serviço, podem colocar a saúde física e psicológica do funcionário em perigo.

Os riscos ergonômicos são mais comuns do que a gente imagina. Eles surgem quando as condições de trabalho são inadequadas e prejudicam a vitalidade dos empregados, causando incômodos, desconforto e problemas de saúde.

Os principais riscos ergonômicos dentro da empresa são relacionados à postura inadequada, que pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de algumas regiões do corpo, e a repetitividade dos movimentos, que gera Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

A iluminação inadequada, o ritmo excessivo de trabalho, o controle rígido de produtividade e jornadas prolongadas de serviço também são algumas ameaças presentes no ambiente laboral e que podem prejudicar o bem-estar dos trabalhadores.

Consequências

As doenças ocupacionais são aquelas que resultam das atividades executadas durante o expediente. Além do adoecimento dos funcionários, esses problemas geram gastos médicos e afastamento do serviço.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, um trabalhador indisposto perde a motivação para realizar suas funções, reduz a produtividade e falta com maior frequência.

“Diante de todos os riscos ergonômicos que o local de trabalho pode oferecer, é responsabilidade do empregador oferecer condições adequadas e favoráveis para a atividade laboral. A saúde e o bem-estar de seus empregados devem estar entre as prioridades da empresa”, relata.

Prevenção

Em razão do grande número de brasileiros que sofrem com as doenças ocupacionais, o Ministério do Trabalho (MTb), em parceria com entidades e associações trabalhistas, criou a Norma Regulamentadora (NR) 17, que possui regras específicas sobre a ergonomia.

A NR 17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de serviço às características físicas e psicológicas dos trabalhadores. Ela visa proporcionar o máximo de conforto e segurança no ambiente laboral, garantindo o bem-estar e a eficiência dos funcionários.

Fonte: Sindeesmat