Prazos apertados, lentidão no sistema e urgências a cada cinco minutos. Essa rotina estressante enfrentada por quem trabalha em escritório consome boa parte do dia desses funcionários, restando pouco tempo para cuidar da própria saúde.

Essa situação tem afastado milhões de pessoas de suas carreiras profissionais. Na maioria das vezes, o afastamento é causado pelas doenças ocupacionais que a rotina agitada desse ambiente de trabalho pode causar.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, o empregado precisa tornar sua saúde física e mental uma prioridade, evitando situações que prejudiquem seu bem-estar.

“O bem-estar dos funcionários deve ser uma das prioridades da empresa. Por isso, ela precisa garantir que o ambiente de trabalho seja seguro para todos”, ressalta.

Saiba quais são as principais doenças ocupacionais relacionadas ao ambiente de escritório:

LER

A Lesão Por Esforço Repetitivo (LER) surge em decorrência da repetição de movimentos durante o trabalho. Funcionários que passam muito tempo digitando ou utilizando o mouse podem desenvolver esse problema.

Visão

Em escritórios, é muito comum que os trabalhadores passem o dia todo em frente ao computador. Essa exposição contínua prejudica a visão e, com o passar do tempo, o empregado precisará usar óculos ou aumentar o grau das lentes para amenizar o problema.

Estresse ocupacional

Essa é uma doença que tem afastado muitas pessoas dos escritórios. A situação começa com uma simples irritação ou estresse durante o serviço. Porém, na maioria das vezes, o quadro se agrava e evolui para quadros de depressão e ansiedade generalizada.

Fonte: Sinttrol