No dia 13 de julho, o Sindeesmat acompanhou as eleições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) na empresa Expresso Azul Pinhais. Dos pouco mais de 500 trabalhadores que atuam no local, 307 compareceram às urnas.

Os eleitos para integrarem a Comissão foram: Flávio Augusto; Henrique Pontes; Giovani Correia; Tatiane Cíntia; Marli Mendes; José Lucas; Marcelo de Lima e Marcelo Chuproski.

A partir da posse, os novos integrantes passarão por um curso de segurança no trabalho ofertado pela própria empresa. Até a próxima eleição, os representantes da Cipa terão direito à estabilidade provisória — ou seja, não poderão ser demitidos sem justa causa. Depois desse período, ainda terão direito a mais um ano de estabilidade provisória.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o sindicato acompanhou a votação por acreditar na Cipa como uma ferramenta de democratização e proteção aos direitos dos trabalhadores. “A Comissão tem uma importância fundamental na prevenção de acidentes e denúncias de abusos. Por isso, incentivamos a participação em peso da categoria nessas oportunidades”, explica.  

O papel dos cipeiros é reportar situações de riscos e insalubridade no ambiente de trabalho. O grupo também deverá desenvolver ações de promoção à saúde no local e comunicar abusos às entidades competentes.

Além dos trabalhadores eleitos pelos próprios colegas, a Cipa também é composta por representantes dos patrões, que não são escolhidos nas urnas, mas sim, por indicação da própria empresa.

Todas as diretrizes adotadas para a instituição da Comissão na Expresso Azul Pinhais foram extraídas da Norma Reguladora (NR) 5, do Ministério do Trabalho (MT). Para ler o texto da portaria na íntegra, clique aqui.

Fonte: Sindeesmat