Você também sente dor nas costas? Deixa a gente adivinhar. Você trabalha sentado a maior parte do tempo, em escritório?

É, meu amigo, você não é o único que sente essas dores com alguma frequência.

Popularmente conhecida como dor nas costas, a lombalgia é cada vez mais comum no Brasil. São pelo menos 100 mil pessoas afastadas do trabalho em função da lesão a cada ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o problema é a maior causa de afastamentos de trabalhadores no país.

Na maior parte dos casos, as lesões começam doendo pouco, como um leve incômodo. A partir daí, sem condições adequadas na rotina de trabalho, a dor lombar só aumenta, até chegar ao ponto em que a pessoa “trava”, ficando impossibilitada de realizar alguns movimentos.

O que devo fazer?

O jeito é se proteger. Para quem trabalha muito tempo sentado, é fundamental adotar a ergonomia, um estudo que procura prevenir lesões no ambiente de trabalho, buscando as melhores maneiras para você executar suas funções e tarefas.

Por exemplo, há diversas técnicas ergonômicas que devem ser aplicadas para que você passe o dia sentado, na frente do computador. São métodos que corrigem a má postura e protegem o seu corpo, evitando assim não só o surgimento da lombalgia como o de outras lesões . Veja aqui algumas dicas ergonômicas.

Segundo especialistas, a ergonomía serve para evitar problemas físicos e também mentais, como estresse, depressão e falta de atenção.

Gostei, quero colocar em prática

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, esclarece que cabe às empresas fornecer equipamentos, conscientizar e também orientar os empregados quanto ao uso correto desses equipamentos e dos mobiliários ergonômicos.

“Medidas de prevenção como a ergonomia ajudam a reduzir danos à saúde dos funcionários e devem ser obrigatoriamente implementadas pelas empresas. São regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho (MTb) para proteger os trabalhadores e proporcionar um ambiente de trabalho seguro”, explica.

Fonte: Sindeesmat