As queimadas são riscos frequentes nas rodovias brasileiras, principalmente durante períodos de estiagem. O principal problema é a fumaça, que diminui a visibilidade e aumenta consideravelmente o risco de colisões e acidentes.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, nesses casos, precaução nunca é demais. “Motoristas profissionais geralmente conduzem veículos grandes, que dificultam a visualização de automóveis menores e estão ainda mais suscetíveis a batidas. Com a fumaça das queimadas ao redor, o risco é ainda maior”, explica.

Conheça algumas dicas para prevenir acidentes nessa situação:

Mantenha os vidros do veículo fechados

A inalação de fumaça vinda de incêndios pode ter consequências graves para a saúde, incluindo intoxicações respiratórias, que podem causar desmaios e levar à morte. Além disso, o vapor decorrente do aumento de temperatura pode embaçar os vidros e reduzir a visibilidade. Por isso, é fundamental manter as janelas bem fechadas até ultrapassar a área de risco.

Deixe os faróis acesos em luz baixa

Com as queimadas, vem a redução de visibilidade. Nesse caso, ligar os faróis baixos é imprescindível para evitar acidentes. As luzes ajudam os outros veículos a detectarem para que direção você está indo e saberem a que distância estão do ônibus ou caminhão que você está conduzindo, prevenindo colisões.

Mantenha distância do veículo da frente

Como a visibilidade é reduzida, é importante manter uma distância segura do veículo que está à sua frente. Assim, caso aconteçam freadas bruscas, há tempo de resposta suficiente para evitar a batida.

O afastamento ideal varia de acordo com a velocidade a que você está dirigindo. A recomendação é de que a cada 20km/h de velocidade, haja uma distância equivalente a um carro entre os dois veículos.

Use a seta!

Os sinais luminosos fazem toda a diferença para diminuir riscos nesse tipo de situação. Se precisar fazer alguma movimentação, é indispensável sinalizá-la corretamente. Evite também ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento, já que isso pode confundir outros motoristas, que tentarão desviar de você.

Vá mais devagar

Tirar o pé do acelerador é uma dica básica para evitar acidentes em regiões de queimadas. Veículos grandes já têm, naturalmente, uma visibilidade mais baixa com pontos cegos. Com a fumaça, o risco de colidir com outro veículo pode aumentar. Por isso, diminua a pressa até sair da zona de risco.

Fonte: Sinttrol