O secretário de Estado da Segurança Pública (Sesp), Wagner Mesquista, confirmou, na tarde desta segunda-feira (10), que a Justiça já expediu mandados de reintegração de posse de alguns colégios estaduais ocupados por estudantes secundaristas. Apesar disso, ele garantiu que o governo do Paraná não vai optar pelo cumprimento imediato das medidas, mas, em vez disso, vai adotar a estratégia de tentar estabelecer um diálogo com os alunos.

“Antes de se falar em cumprir esses mandados de reintegração de posse, nós precisamos exaurir todo o diálogo e trabalhar numa ação coordenada. Nós não vamos fazer execuções

[dos mandados] pontuais, sem que haja todo um diálogo, um trabalho coordenado entre as secretarias de governo”, garantiu Mesquita.

Segundo a página que os estudantes mantêm em redes sociais, cem escolas estavam ocupadas em todo o estado, até a noite desta segunda-feira. O movimento foi deflagrado há cerca de uma semana, como forma de protesto contra a proposta de reforma do ensino médio. Os pedidos de reintegração de possedas escolas haviam sido anunciados na manhã desta segunda-feira, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Além do diálogo em que o governo diz querer manter com os estudantes, ouvindo suas demandas, Mesquita apontou que os mandados de reintegração só serão cumpridos após uma análise conjunta por parte da Sesp, Seed, Procuradoria-Geral do Estado e do próprio governador Beto Richa (PSDB).

“O governo do estado é um governo democrático. Vamos partir para ouvir das demandas dos manifestantes, para ver, ao final do processo, não tem tido nenhum resultado útil, o que se pode fazer para reaver o domínio das escolas e o restabelecimento das aulas”, apontou o secretário de Segurança.

As declarações de Mesquita foram dadas após uma reunião no Palácio Iguaçu. O governador Beto Richa participou do encontro, mas optou por sair por uma porta anexa, a qual a imprensa não tinha acesso.

Operação Impacto

A reunião tratou dos resultados das duas primeiras semanas da “Megaoperação Impacto”, deflagrada em Curitiba e região metropolitana, no dia 14 de setembro. De acordo com a Sesp, a ação conteve os avanços dos índices criminais. No caso de roubos, por exemplo, junho deste ano apresentava um aumento de 36,9% dos casos, em relação ao mesmo mês de 2015. Em setembro, o aumento foi de 1,36%.

Ainda segundo a Sesp, nas duas primeiras semanas da operação, foram presas 227 pessoas e 34 adolescentes foram apreendidos. Também foram recuperados 24 veículos e apreendidos 500 quilos de maconha, cinco de crack e 27 mil comprimidos de ecstasy.

Fonte: Gazeta do Povo