No último sábado (12), chegou ao fim o segundo módulo do Curso de Formação Sindical – Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), promovido pelo Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), em parceria com a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR).

Em 5 e 12 de dezembro, a segunda turma de dirigentes sindicais e delegados de base cursou o segundo módulo. Com isso, foi encerrada mais uma etapa da formação do Sindeesmat. O terceiro módulo do curso será realizado apenas em 2016.

“Aqui no curso, estamos tendo mais conhecimento para poder passar nas empresas e esclarecer bem qual é o trabalho do Sindicato. Acho que os funcionários têm curiosidade, mas não procuram conhecimento, e nós estamos lá justamente para esclarecer dúvidas e ajudar o trabalhador no que ele precisa”, afirmou o latoeiro e delegado na empresa Viação Cidade Sorriso João Oliveira Dias.

Conteúdo

Neste módulo, foi feita uma contextualização histórica para explicar o surgimento das entidades sindicais. Para isso, foi analisado o momento político e econômico do país na época do fim dos governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, e a forma como foi gerado o golpe militar – com o apoio do empresariado e da classe média.

Nessa época da Ditadura, houve uma manifestação contrária feita pelos sindicatos – que sofreram com a intervenção do regime militar. Após 1975, começaram as manifestações mais representativas, com apoio popular, inversão das visões da sociedade civil e do governo militar e fortalecimento da luta por liberdade democrática.

Com o crescimento do movimento, em meio às greves, foi feito um congresso da classe trabalhadora, que encaminhou a fundação da CUT, em 1983.

Segundo a instrutora do curso e assessora da secretaria da CUT-PR, Juliana Souza, a Central nasceu com princípios diferenciados, voltados à luta pela liberdade de autonomia sindical, decisões democráticas de organização interna e solidariedade de classe.

“O enfoque principal desse módulo é nos princípios da CUT, para que as pessoas que estão dentro do Sindicato compreendam porque ela se diferencia das demais centrais, como se organiza ideologicamente e porque eles estão na CUT”, explicou Juliana.

Para os dirigentes, conhecer e entender o sentimento de unidade da categoria – que é essência da entidade sindical – foi fundamental.

“Com mais conhecimento, a gente consegue mostrar para o trabalhador que o Sindicato é feito de todos nós, mesmo dos que não são diretores ou filiados. Sem os trabalhadores, o Sindicato não existe. A partir disso, a gente consegue lutar”, destacou o eletricista e delegado na empresa Auto Viação Redentor Benedito Aparecido de Lima.

Fonte: Sindeesmat