Na volta do recesso parlamentar, o Senado vai votar a indicação de Zenik Krawctschuk para a embaixada do Brasil em Granada e a nomeação de Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão para chefiar a representação brasileira na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Zenik Krawctschuk, que atualmente é embaixador do Brasil em Honduras, foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) no início de dezembro do ano passado. Ele relatou aos senadores a preocupação dos granadinos com o aquecimento global e o consequente aumento do nível do mar, pois Granada corre o risco de ficar submersa. Com área de 350 km² (na maré baixa), o país é formado por três ilhas na América Central e tem no turismo a sua principal atividade econômica.

Na mesma reunião, também foi sabatinado Gonçalo Barros Carvalho e Mello Mourão. Ele sugeriu uma proximidade maior do Senado com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A comunidade lusófona é integrada por nove países – Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e foi criada, segundo Mourão, com três objetivos principais: aproximação político-diplomática, cooperação em diferentes setores e difusão da língua portuguesa.

Dnit

O Plenário também examinará a indicação de Erick Moura de Medeiros para o cargo de diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A nomeação de Erick Moura foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) no dia 16 de dezembro de 2015.

Durante a sabatina da CI, Erick Moura de Medeiros observou que o Brasil dispõe de 28 mil quilômetros de rios navegáveis, aos quais podem ser acrescentados outros 15 mil km se forem realizadas algumas obras. O transporte hidroviário, apontou, é mais barato e emite uma quantidade menor de CO2.

Uma vez aprovadas em Plenário, as indicações seguem para promulgação.

Fonte: Agência Senado