Estar com a saúde boa é um fator básico para preservar uma boa qualidade de vida. O bem-estar físico e emocional reflete diretamente na realização das funções diárias do trabalhador durante o expediente.

O setor de transportes terrestres ocupa o primeiro lugar em mortes por acidentes de trabalho, e é o segundo setor que mais incapacita trabalhadores por causa de doenças ocupacionais. Problemas de coluna, cardiovasculares e depressão são as doenças que mais atingem os motoristas brasileiros.

Dados do governo federal indicam que, entre 2012 e 2017, foram registrados cerca de 710 mil acidentes de trabalho por ano, gerando uma despesa de R$ 11 bilhões para a Previdência Social. Desse total, 2,8 mil acidentes resultaram em morte, e 15 mil trabalhadores ficaram com sequelas permanentes.

Canpat 2017

Buscando alertar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças de trabalho, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat) 2017. Neste ano, o tema da campanha conhecer e prevenir, foi escolhido para dar visibilidade à prevenção de acidentes e às doenças de trabalho.

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, muitos patrões não investem em treinamento ou em equipamentos de segurança para seus funcionários, colocando o trabalhador em risco.

“É preciso que as empresas tenham mais comprometimento com a saúde e a integridade física de seus funcionários, já que os acidentes e as doenças ocupacionais não atingem apenas o trabalhador, mas também todos os seus dependentes, que correm o risco de perder a base de sustentação familiar”, afirma.

Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), definiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a data também foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Fonte: Sinttrol