No cotidiano, ela pode até passar despercebida, mas a sinalização de segurança é fundamental para garantir a integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Uma simples placa fixada acima de uma porta ou um alerta sonoro podem salvar vidas em situações de emergência.

A sinalização de segurança é um conjunto de alertas visuais e sonoros responsáveis por orientar sobre a forma mais adequada de agir em um cenário desconhecido. Em caso de incêndio, por exemplo, os avisos luminosos e sonoros indicam as saídas mais próximas ou seguras para a evacuação dos ambientes.

Além das sinalizações voltadas às situações de emergência, existem alertas de outras naturezas, como os de prevenção. As chamadas placas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), por exemplo, servem para indicar, aos trabalhadores, os momentos ou locais em que o uso do EPI é obrigatório. Outro tipo de sinalização é a que instrui os trabalhadores sobre o manuseio correto de máquinas.

Por serem essenciais para a segurança do trabalhador, os itens de sinalização de segurança são obrigatórios para todas as empresas, de acordo com a legislação trabalhista. A Norma Regulamentadora (NR) 26 é o documento responsável por definir quais itens ou procedimentos devem ser adotados em cada tipo de ambiente.

Para os rodoviários que cumprem funções externas (ou seja, fora das dependências da empresa), alguns itens de segurança são fundamentais, principalmente os ligados a cargas perigosas. Os caminhões que transportam produtos dessa natureza precisam estar devidamente sinalizados sobre o tipo de carga e os procedimentos necessários em casos de acidente.

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, uma vez que a segurança dos trabalhadores é uma das maiores responsabilidades dos patrões, eles devem seguir à risca as determinações na NR 26. “Por incrível que pareça, muitas empresas ainda veem a sinalização como um gasto e ignoram as determinações da lei. Infelizmente, a irresponsabilidade desses empregadores pode acabar prejudicando a saúde dos trabalhadores”, afirma.

Caso o trabalhador consiga identificar qualquer irregularidade quanto à sinalização de segurança no ambiente de trabalho, o ideal é entrar em contato com o Sinttrol. A equipe do sindicato irá avaliar a melhor maneira de intervir para garantir a integridade da categoria.

Fonte: Sinttrol