Quando se fala sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ou dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), não se quer pegar no pé do trabalhador. A intenção é orientar, a fim de que não aconteçam acidentes no trabalho.

Por isso, em 20 de maio, o Sindeesmat acompanhou a 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa Auto Viação Santo Antônio, em Colombo.

Durante a realização da SIPAT, empregados substituem as tarefas diárias por palestras de conscientização sobre acidentes. Outros assuntos abordados durante o encontro são os problemas pessoais que podem afetar a vida profissional, como alcoolismo e tabagismo.

Também são ofertados treinamentos aos trabalhadores. Segundo o técnico em segurança do trabalho e coordenador da SIPAT, Luiz Fernando Cruz Júnior, esse é um incentivo para que o funcionário receba informações novas sobre o próprio ambiente de trabalho e os riscos que ele apresenta, afinal, proteger a vida do trabalhador é um dos deveres da empresa.

“Falta muito a ser aprendido, a ser conscientizado. Acho que a empresa deve fazer o papel dela. E os funcionários também, é lógico. Nem todos assimilam isso, mas aqui na Santo Antônio, realmente, uns 80% assimilam o porquê de usar os equipamentos”, avaliou o técnico.

IMG_8434

A troca de informações é um dos modos mais simples de passar as recomendações aos funcionários. A encarregada de estatística e filiada ao Sindeesmat Solange Scheibe relatou que as palestras servem tanto para motoristas e cobradores como para o pessoal interno.

“A gente acha muito importante, porque como nós temos funcionários que trabalham fora, em turnos diferentes, é um momento em que temos de centralizar as pessoas. Juntar e passar as informações que a gente vê que no dia a dia são importantes”, analisou.

O borracheiro Israel Clementino foi um dos trabalhadores que participou da SIPAT e acompanhou os temas debatidos. Ele destacou que o conteúdo repassado aos trabalhadores é fundamental.

“É bem aproveitado o que eles passam nas palestras. Têm dicas de saúde, de prevenção de acidentes etc. Acaba a palestra, daí têm os brindes”, comentou.

Só quem está há muito tempo na mesma empresa sabe o quanto a segurança é um fator primordial e precisa ser melhorado. Foi o que destacou o gerente de tráfego e filiado ao Sindeesmat Beto Almeida, há 40 anos na Auto Viação Santo Antônio. Para ele, houve muita mudança, mas ainda é preciso conscientizar os empregados. E a SIPAT tem esse propósito.

IMG_8486

“Os trabalhadores gostam e vêm. Lógico que tem a atração pelos prêmios, mas eles vêm mesmo e participam. A minha área é a operacional de tráfego, então o que mais impacta são os assuntos voltados a acidentes de trânsito”, analisou.

Conscientizar o trabalhador é, também, papel do sindicato. Por isso, desde 2015 o Sindeesmat passa por um replanejamento, a fim de manter o contato mais direto com os trabalhadores, conforme salientou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, na visita à SIPAT.

Para ele, a SIPAT é importante para reforçar o compromisso da empresa com o trabalhador.

“Hoje, existe um investimento, por parte do próprio empregador, com relação à segurança do trabalho. No passado, a legislação era vigente, mas não havia fiscalização por parte do órgão competente. Hoje, existe uma fiscalização mais acentuada, haja vista as obrigações que as empresas têm com o trabalhador”, enfatizou.

Fonte: Sindeesmat