Em 1° de agosto, o Sindeesmat esteve na empresa Araucária Transporte Coletivo e acompanhou a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2017/2018.

A votação teve início às 4h e seguiu até às 16h. No total, dez trabalhadores concorreram a três vagas na Comissão. A diretora do Sindeesmat Valquiria do Rocio Rosa, relembra que a CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador.

“Hoje, acompanhamos a escolha dos representantes dos trabalhadores, que além da estabilidade no emprego, terão a responsabilidade de realizar ações para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, trabalhando em prol da segurança de todos na empresa”, ressaltou.

O técnico de segurança do trabalho Luiz Carlos Figueiroa, ressaltou a importância do trabalho realizado pelos integrantes da Comissão na empresa.

“A CIPA possui um papel fundamental na prevenção de acidentes e proteção dos trabalhadores no ambiente laboral. Além de analisar todos os riscos presentes no local, é ela quem organiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e traz informações sobre segurança no trabalho”, afirmou.

Figueiroa ainda relembrou que a CIPA está prevista na Norma Regulamentadora (NR) 5 e deve ser constituída e mantida em funcionamento em empresas privadas e públicas, sociedades de economia mista, órgãos de administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, coorporativas e em outras instituições que tenham mais de 20 empregados.

Fonte: Sindeesmat