O Sindeesmat acompanhou a eleição de um importante mecanismo de proteção aos trabalhadores na Araucária Transporte Coletivo Matriz, na última quinta-feira (2). A empresa realizou a votação para a nova composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Ao todo, 188 trabalhadores compareceram às urnas. Segundo o técnico de segurança do trabalho da empresa, Pedro Gilmar Borges, a participação da categoria na eleição foi o maior destaque do dia. “Foi um dos maiores números de trabalhadores que compareceram para votar nos últimos anos. Acredito que teremos uma Cipa muito efetiva”, comentou.

Próximos passos

Agora, os cipeiros eleitos têm a responsabilidade de denunciar e ajudar a prevenir situações que ameacem a segurança e saúde dos trabalhadores dentro da empresa. A partir da posse, o grupo passará por um treinamento especial e se manterá na função por um ano.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a Cipa é um dos mecanismos mais importantes de proteção aos trabalhadores dentro de qualquer organização.

“O sindicato acompanha as votações nas empresas que representa justamente por encarar esse direito como uma forma de democratizar as decisões sobre segurança no trabalho, e também por garantir que as demandas da categoria sejam ouvidas. A participação dos trabalhadores nas eleições é sempre indispensável”, explicou Agisberto.

A Comissão também é composta por representantes dos patrões, que não são escolhidos por voto, mas sim por indicação da empresa. Para ler na íntegra a Norma Reguladora que estabelece regras para eleição e funcionamento da Cipa, clique aqui.

Fonte: Sindeesmat