eleicao-cipa-2-2Na última terça-feira (27), o Sindeesmat acompanhou as eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na empresa Auto Viação Mercês (Orlando Bertoldi & Cia Ltda.). A Comissão tem como objetivo garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, lutando contra condições de trabalho insalubres e que possam trazer riscos aos funcionários.

De acordo com João Cexar dos Santos, técnico em segurança do trabalho da empresa, neste ano a participação dos trabalhadores foi bastante significativa porque foi feito um trabalho de valorização da CIPA.

“A presença do sindicato na eleição da CIPA e em outros momentos é muito importante para os trabalhadores se sentirem protegidos em relação aos seus direitos. Os cipeiros auxiliam no trabalho cotidiano da entidade, verificando os ambientes de trabalho e a postura da empresa em relação à segurança dos funcionários”, destacou João.

O trabalho dos cipeiros é tão importante que eles têm até direito à estabilidade. A Norma Regulamentadora (NR) 5 estabelece que os membros da CIPA não podem ser demitidos sem justa causa desde o registro da candidatura até o final do mandato.

Fonte: Sindeesmat