Na última quarta-feira (17), o Sindeesmat participou da primeira reunião da diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) de 2018. Os participantes discutiram os desafios que serão enfrentados ao longo deste ano, buscando sempre a defesa dos direitos dos trabalhadores e a luta por melhores condições de trabalho.

Os dirigentes lembraram a possibilidade de negociação entre os sindicatos e as empresas ou os representantes patronais para buscar os melhores acordos coletivos e manter a atuação sindical.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, é fundamental debater estratégias que conscientizem os trabalhadores sobre a importância de continuar contribuindo com os sindicatos.

“Muitos dos serviços oferecidos pelas entidades, como a assessoria jurídica e a estrutura de funcionários que colaboram com o funcionamento do sindicato, dependem da sustentabilidade financeira. Isso é essencial para que possamos continuar atuando na defesa da categoria”, afirmou Agisberto.

Outro ponto destacado na reunião foi a participação efetiva dos trabalhadores no sindicato que, segundo o presidente do Sindeesmat, é importante para direcionar as ações das entidades. “A presença da categoria nas atividades que promovemos, como assembleias, palestras e outros encontros, fortalece a atuação do sindicato. Essa união é indispensável”, salientou.

Novos horizontes

A diretoria também discutiu a participação dos sindicatos no Fórum de Combate aos Atos Antissindicais do Paraná, proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderá aprimorar a atuação sindical no estado.

“Precisamos ampliar a relação entre os sindicatos e os órgãos públicos que atuam na Justiça do Trabalho, porque após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista, é provável que as ações aumentem por causa das posturas das empresas”, lembrou Agisberto.

Fonte: Sindeesmat