Entre 29 de agosto e 1º de setembro o Sindeesmat participou do seminário A CLT Pós-Temer e suas Consequências Jurídicas e Sindicais, realizado com apoio da Fetropar, na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (Fetraconspar).

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, esteve presente no evento, que contou com palestras e debates em grupo sobre as mudanças que a Reforma Trabalhista irá causar na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a partir de novembro. Entre as alterações estão as formas de custeio sindical, tema do painel no primeiro dia de seminário, e as negociações coletivas, abordadas no segundo dia.

Para Agisberto, as questões discutidas no evento irão ajudar o trabalho dos sindicatos posteriormente. “Recebemos muitas informações que serão fundamentais para a elaboração de estratégias de enfrentamento às mudanças que vão acontecer na legislação, com a Reforma”, afirma.

Com a presença de cerca de 180 dirigentes sindicais, assessores e advogados, representando 92 entidades, o seminário foi composto por palestras de importantes nomes do direito, da magistratura e do mundo do trabalho.

Também ocorreu o lançamento dos livros Elementos de Direito Sindical Brasileiro e Internacional, de Sandro Lunard Nicoladeli, assessor jurídico da Fetropar, e A Greve no Direito Brasileiro, do consultor jurídico Raimundo Simão de Melo, procurador regional do Trabalho aposentado de São Paulo.

O detalhamento da Reforma Trabalhista e outros textos referentes às palestras que aconteceram no evento estão na cartilha que foi distribuída para todos os participantes, contribuindo para a discussão em cada sindicato.

Fonte: Sindeesmat