O Sindeesmat sempre esteve envolvido nas lutas dos trabalhadores rodoviários de todo o estado, por isso atua ativamente das ações da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

Na última quarta-feira (30), a entidade participou da reunião realizada entre a diretoria da Federação e os sindicatos filiados. O objetivo foi debater sobre as diversas áreas de atuação da Fetropar e sobre como melhorar alguns processos.

Dentre essas melhorias esperadas está a intenção de fazer do Instituto São Cristóvão uma escola de formação dos dirigentes sindicais para, assim, não depender de outros centros de treinamento, como ocorre atualmente.

“Ao invés de buscarmos instituições e pessoas externas, devemos investir em formas de capacitar os diretores da própria Federação e dos sindicatos, para que eles continuem esse trabalho de formação sindical”, defendeu o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior. Para que essa mudança seja efetivada, a proposta de elaboração do projeto de formação da Fetropar deve ser aprofundada.

A aprovação das contas da entidade de fevereiro e as negociações coletivas da Federação com os diferentes setores também foram assuntos tratados na reunião. Hoje, a conclusão de alguns acordos está sendo prejudicada por um problema no sistema mediador do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante o encontro os dirigentes também debateram sobre a contribuição do fundo assistencial pago pelas empresas e a luta dos sindicatos em defesa de sua autonomia e liberdade.

Fonte: Sindeesmat