De 21 a 23 de junho, o Sindeesmat participou da segunda etapa do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC). O evento foi realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). As atividades aconteceram no Bristol Londrina Residence Hotel, no centro de Londrina.

Nesse segundo momento, o tema das aulas foi História e funcionamento da sociedade em que vivemos: estruturas e mazelas da sociedade capitalista. No total, essa etapa durou 24 horas e teve a participação de 32 dirigentes sindicais filiados à Fetropar.

De acordo com o coordenador administrativo pedagógico do ISC, Munir Varela, o curso começou com uma breve recapitulação sobre os conteúdos trabalhados na etapa anterior.

“Depois desse retrospecto, os participantes aprenderam sobre o nascimento e o desenvolvimento do movimento operário na Europa e no Brasil, passando por todos os acontecimentos e as revoluções, até chegar ao capitalismo moderno e às lutas sociais da atualidade”, relatou.

Participação

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, investir em formação sindical é investir no fortalecimento do Sindicato.

“Nessa segunda etapa, aprendemos muito sobre o modelo econômico que seguimos no Brasil e quais seus impactos em nosso dia-a-dia e na vida dos trabalhadores. Todo esse conhecimento adquirido será colocado em prática durante nosso trabalho no Sindicato e nos auxiliará durante o atendimento à categoria que representamos”, ressaltou.

A próxima etapa do curso de Formação Política e Sindical do ISC acontecerá em Cascavel, de 19 a 21 de julho.

Fonte: Sindeesmat