Entre 16 e 18 de maio, o Sindeesmat participou do curso de Formação Política e Sindical da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do Instituto São Cristóvão (ISC). O evento foi realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

Nessa primeira etapa, os dirigentes sindicais se reuniram em Curitiba e estudaram a origem dos sindicatos no Brasil e a história do sindicalismo no mundo. O conteúdo foi apresentado por meio de textos, filmes e palestras. Além disso, todos participaram de uma dinâmica em grupo, por meio da qual sobre a função do sindicalismo no país.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, esteve no curso e afirmou que todos os dirigentes sindicais devem investir em sobre a área sindical.

“Nesse início, aprendemos muito sobre a formação dos sindicatos no país e também sobre o atual momento político em que vivemos. A expectativa é que as próximas etapas tragam ainda mais informação sobre o assunto, nos tornando cada vez mais capacitados para enfrentar o dia-a-dia dentro do Sindicato”, afirmou.

O diretor do Sindeesmat Ademar de Souza relatou que o curso de Formação Política e Sindical do ISC foi extremamente produtivo e permitiu que todos voltassem para seus sindicatos com uma bagagem importante sobre o sindicalismo.

curso-fetropar-isc-sindeesmat-2“Daqui para frente, temos que colocar em prática tudo o que aprendemos nesses três dias. Quando visitamos as empresas, nos deparamos com muitos trabalhadores com dúvidas sobre o que é o Sindicato e o que ele representa para a categoria.”, disse.

O curso do ISC é formado por 10 etapas, com 24 horas presenciais para cada uma. Cinco delas serão realizadas em 2017 e as outras em 2018. Todos os dirigentes sindicais terão 30 horas de Ensino a Distância (EAD) entre um período e outro, totalizando 300 horas.

Fonte: Sindeesmat