Entre 13 e 15 de setembro o Sindeesmat participou da quarta etapa do curso Formação Política e Sindical, promovido pelo Instituto São Cristóvão (ISC) em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), em Pato Branco.

O presidente do sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, participou das aulas, que abordaram a organização sindical de base, com foco no trabalho de base, mostrando a importância de conhecer os núcleos e as estruturas de organização e mobilização popular e social, como Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), associações de moradores, movimentos estudantis e sociais, núcleos partidários, etc.

O curso teve o total de 24 horas e contou com a participação de dirigentes dos sindicatos filiados à Fetropar. Agisberto reforça que a participação nessa etapa de formação é fundamental para melhorar cada vez mais a atuação do Sindeesmat.

“O trabalho de base é essencial para o fortalecimento da luta por direitos, pois podemos articular nossas atividades sindicais de acordo com os desafios que trabalhadores e trabalhadoras enfrentam em seu cotidiano. Além disso, o curso é uma oportunidade de trocar ideias e experiências com outros sindicatos”, afirma.

O curso faz parte da pós-graduação em Formação Popular e Sindical do ISC e terá o total de 10 etapas, sendo cinco realizadas em 2017 e o restante em 2018.

Fonte: Sindeesmat