Em 1° de maio a diretoria do Sindeesmat esteve na abertura do evento Negociação Coletiva na Atualidade, organizado pela Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná (OAB-PR) e com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

A palestra que deu início ao evento, Negociado x Legislado, foi ministrada pelo sócio-fundador do escritório Célio Neto advogados, Célio Pereira Oliveira Neto, doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O advogado apontou as principais mudanças apresentadas pela Reforma Trabalhista no que diz respeito à prevalência do negociado sobre o legislado. Ele afirma que o sindicato e a empresa precisam ser parceiros durante as negociações e adequar suas decisões ao momento econômico e político em que vivemos.

“Com a tramitação da Reforma Trabalhista, os sindicatos e as federações precisam, mais do que nunca, se empoderar durante as negociações coletivas. Tanto a entidade como a empresa devem seguir princípios de boa fé e paz social quando tratarem das relações de trabalho”, afirmou.

A advogada e vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical, Katianne Wirna, participou do evento e relatou que a intenção do governo com a Reforma Trabalhista é fragilizar os direitos dos trabalhadores.

“Precisamos de sindicatos fortes para que as negociações garantam que os direitos dos empregados estarão garantidos dentro da empresa. Não se pode fortalecer um lado se o outro – nesse caso, os sindicatos – sairá extremamente fragilizado da situação”, relatou.

O vice-presidente do Sindeesmat, José Luiz Kogeraski, esteve na abertura do evento. Ele ressaltou a importância do sindicato na defesa dos direitos trabalhistas durante as negociações coletivas.

“A prevalência do negociado sobre o legislado trará muitos prejuízos para os funcionários, pois as decisões importantes ficarão nas mãos dos empregadores. Agora, mais do que nunca, precisamos fortalecer o movimento sindical e garantir que todas as nossas conquistas trabalhistas sejam preservadas”, ressaltou.

Fonte: Sindeesmat