Sindicalistas e parlamentares defenderam as empresas públicas frente às propostas de privatização e o fim de contratações por parte do governo federal, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realizada nesta terça-feira (18).

Os convidados alertaram para o possível desmonte dos bancos públicos e privatizações da Petrobras, dos Correios, da Infraero e de empresas do setor elétrico, o que para eles ocasionaria aumento do desemprego e piora nos serviços públicos.

O presidente da Federação das Associações dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Jair Ferreira, criticou a proposta de fusão entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Segundo ele, a fusão prejudicaria o atendimento dos programas sociais e o desenvolvimento das pequenas empresas.

— O que estamos vendo hoje é um desmonte das políticas públicas. Quando defendemos essas empresas é porque sabemos o que elas representam para a sociedade brasileira e para o trabalhador. Mas quem defende o trabalhador, o emprego?  Se não tiver emprego para a sociedade e desenvolvimento econômico, a tendência é o encolhimento e o empobrecimento. E não é esse o papel do Estado e das empresas públicas — criticou.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) se diz alarmado com os constantes ataques à classe trabalhadora.

— Estou aqui há 30 anos, fui constituinte e nunca vi tanta covardia contra a nossa gente. Só para exemplificar, aqui no Congresso temos o projeto de regulamentação do trabalho escravo, da terceirização e do negociado sobre o legislado, além da PEC 241 e das propostas de reformas previdenciária e trabalhista. O povo brasileiro precisa acordar para essa triste realidade — ressaltou.

Campanha

Durante a audiência foi lançada a campanha “Se é público é para todos” em defesa das empresas e serviços públicos. Maria Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, afirmou que “as empresas públicas servem à sociedade de modo geral, mas atendem principalmente as camadas da população que precisam de políticas públicas, que precisam do Estado”.

A iniciativa foi elogiada por parlamentares, sindicalistas, intelectuais e servidores presentes no debate. A deputada Erika Kokay (PT-DF) participou do debate e exaltou a campanha.

— Se é público é para todos. E este Brasil tem que ser para todos e não apenas para aqueles que sempre se locupletaram da riqueza desta nação em detrimento do povo brasileiro.

Da assessoria de imprensa do senador Paulo Paim

 

Fonte: Agência Senado