As medidas contra os direitos trabalhistas e previdenciários já foram lançadas pelo governo federal. A hora é de mobilização por parte dos sindicatos e dos trabalhadores de todo o país. Para discutir esse tema, a Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Paraná (NCST/PR) realizou, em 23 de fevereiro, o seminário Os trabalhadores e as reformas previdenciária, trabalhista e sindical.

Dirigentes sindicais paranaenses participaram do seminário e debateram os prejuízos que poderão ser causados caso as reformas sejam aprovadas no Congresso Nacional. A explicação ficou por conta das palestras com o especialista em política e representação parlamentar André Santos, e com a consultora jurídica Zilmara Alencar.

Sinttrol presente

O Presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, esteve no evento e falou sobre os impactos que a aprovação das reformas pode causar no país. Para ele, informar os sindicatos e os trabalhadores sobre as medidas fará com que todos despertem para a causa. “Não podemos ficar parados esperando acontecer e depois lamentar. É hora de ir para a rua, para o chão da fábrica e demonstrar nossa indignação com as medidas”, afirmou.

Sobre as reformas

A reforma trabalhista prevê o aumento da jornada de trabalho para 12 horas diárias, com limite máximo de 220 horas mensais. Além disso, coloca em risco a representação sindical ao permitir que a própria empresa eleja trabalhadores para fazer a negociação salarial, cujos termos podem se sobrepor à legislação trabalhista.

Os contratos temporários também teriam alterações. Se aprovada, a lei permitirá que eles pulem dos 90 dias atuais para até 120 dias, que podem ser prorrogados por mais 120. Zilmara Alencar afirma que essa medida coloca o patrão no poder e torna precária a mão de obra trabalhadora no país.

Já a Reforma da Previdência aumenta para 65 anos a idade mínima da aposentadoria para homens e mulheres e passa de 15 para 25 anos o tempo mínimo de contribuição, entre outros prejuízos imensos.

Fonte: Sinttrol