Em 1° de junho, o Sinttrol esteve na palestra de abertura do evento Negociação Coletiva na Atualidade, organizado pela Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná (OAB-PR).

O painel de abertura foi apresentado pelo sócio-fundador do escritório Célio Neto advogados, Célio Pereira Oliveira Neto, doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

De acordo com o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, os principais pontos de mudança, no que diz respeito à prevalência do negociado sobre o legislado, apresentados na palestra, evidenciaram os prejuízos e retrocessos que irão atingir os trabalhadores com a Reforma Trabalhista.

“As novas regras apresentam grandes riscos para os sindicatos, e, principalmente, para os trabalhadores. A entidade sindical é quem cuida para que os direitos trabalhistas sejam tratados e garantidos durante as negociações. Por isso, caso seja excluída de decisões importantes, não haverá garantia de que os empregados terão condições ideais de trabalho, saúde e de salário”, afirmou.

Durante o debate, João Batista, que também preside a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), relembrou que a Federação é responsável por 23% de todas as negociações coletivas realizadas no estado.

Fonte: Sinttrol