A rotina dos motoristas profissionais pode ser muito desgastante. Longas viagens e empresas que determinam prazos de entrega cada vez mais apertados, fazem com que o trabalhador descanse menos e permaneça mais tempo na estrada.

Essa atitude pode colocar em risco não só a vida do funcionário, mas também a vida de outros motoristas e pedestres. Isso acontece porque a falta de uma boa noite de sono causa sonolência e indisposição no trabalhador.

Perigos

De acordo com uma pesquisa da Academia Brasileira de Neurologia, 86,6% dos motoristas entrevistados afirmam que já sentiram sono enquanto dirigiam na estrada. Desses, 40% relatam que fizeram zigue-zague com o veículo por causa da sonolência e 23,4% chegaram a sair da pista sem perceber.

As análises do estudo apontam que o excesso de sono pode ter as mesmas consequências do uso de álcool na capacidade de dirigir. Para o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, o ideal é que os trabalhadores durmam diariamente por, no mínimo, oito horas.

“É importante que a pessoa se sinta repousada e totalmente disposta antes de assumir o volante. Mais do que respeitar os prazos de entrega, é preciso respeitar os limites do corpo e da mente. É responsabilidade das empresas garantir que os funcionários tenham seus horários de descanso respeitados e locais adequados para isso. Aliar o período de repouso a uma alimentação saudável garante a saúde e a segurança dos motoristas”, afirma.

Acidentes

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que acidentes de trânsito provocam cerca de 1,24 milhão de mortes por ano. No Brasil, o sono representa 60% das tragédias causadas nas rodovias.

Especialistas recomendam que os motoristas evitem pegar a estrada de madrugada, entre 0h e 8h, e logo depois do almoço. Nesses horários, o nosso corpo sente mais sonolência e os riscos de acidentes se multiplicam.

Fonte: Fetropar