O trabalhador que entra em contato com óleos e graxas diariamente, durante manutenção e limpeza de peças de veículos, pode apresentar irritação da pele – desde reações alérgicas que aparecem imediatamente até as que surgem a longo prazo. Por isso, o trabalhador deve tomar certos cuidados para evitar esse tipo de problema. 

O uso dos equipamentos adequados, como luvas, máscaras e proteção para os olhos é fundamental para garantir a saúde do empregado. Além de evitar o contato direto com essas substâncias, os equipamentos garantem que os olhos não fiquem irritados e que o trabalhador não respire produtos que podem causar problemas pulmonares.

O trabalhador que, durante o uso dos produtos químicos, não apresentar reações alérgicas de imediato pode desenvolver problemas de saúde no futuro, por isso deve utilizar os equipamentos.

Especialistas também sugerem que o empregado utilize hidratantes sem perfume, garantindo mais proteção para a pele das mãos. Depois de remover a graxa, a hidratação traz resultados positivos, evitando vermelhidão, ressecamento, descamação e coceira nas mãos.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os trabalhadores devem ter consciência da importância do uso dos equipamentos. “É preciso entender que o uso de equipamentos de proteção pode evitar muitos problemas de saúde”, afirma.

Fonte: Sindeesmat