Todas as empresas têm a obrigação de alertar seus trabalhadores sobre a importância da segurança no trabalho. Saber quais são os riscos que corre no ambiente de trabalho faz com que o funcionário fique mais atento e evite acidentes enquanto realiza suas funções.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), determinada pela Norma Regulamentadora (NR) 5, tem a finalidade de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Ela deve ser constituída e mantida em funcionamento em empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

A CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados. Por isso, em 5 de maio, o Sindeesmat acompanhou a eleição para a CIPA 2017/2018 da Auto Viação Redentor. No total, 14 trabalhadores se candidataram e 10 foram eleitos para compor a comissão.

A Auto Viação Redentor conta com 1.300 funcionários ativos. De acordo com técnico de segurança da empresa, Dirceu Antonio Salvo, trabalhar na prevenção de acidentes é importante para preservar a saúde e o bem-estar de todos.

“Diariamente, a CIPA tem um papel fundamental na prevenção de acidentes dentro da empresa. É essa comissão que organiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e analisa os acidentes ocorridos dentro da empresa”, afirma.

A diretora do Sindeesmat, Valquiria do Rocio Rosa, relembra que o número de integrantes da CIPA é baseado na quantidade de funcionários da empresa. “No caso da Auto Viação Redentor, são eleitos dez representantes dos empregados e dez dos empregadores. De cada grupo, cinco atuam como titulares e os outros cinco ficam à disposição como suplentes”, explica.

Janio Bonfim trabalha como auxiliar no departamento pessoal da empresa e ressalta a importância da participação dos trabalhadores na eleição da CIPA. “Eu sempre participo e voto em pessoas que sabem do que nós, trabalhadores, precisamos. Aqui, a comissão sempre nos acompanha e dá assistência quando temos dúvidas relacionadas à prevenção de acidentes”, disse.

Fonte: Sindeesmat