Prevenir é melhor do que remediar. Se é possível evitar acidentes de trabalho, também é possível treinar uma equipe para lidar com eventuais problemas. Por isso, existem as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Mais do que apenas trabalhar, o funcionário precisa preservar a saúde, a integridade física e mental e, é claro, estar em um ambiente cujos responsáveis prezem por essas características.

Na sexta-feira (6), trabalhadores da empresa de transportes Auto Viação Redentor fizeram a eleição para a CIPA 2016-2017. Ao todo, foram 18 candidatos. De acordo com a legislação, são dez cipeiros eleitos pelos empregados e outros dez pelos empregadores.

A norma regulamentadora nº 05 (NR-5) determina como uma CIPA deve ser constituída e mantida. É ela que especifica como deve ser feito o processo de eleição, como as gestões precisam ser constituídas, quais os documentos legais necessários, o calendário de reuniões e as atribuições dos novos cipeiros.

A eleição deste ano foi realizada pelo sistema eletrônico. Conforme explicação do técnico em segurança do trabalho Dirceu Salvo, essa é uma maneira mais barata e eficiente, pois o resultado é mais rápido.

“Esse pessoal é uma renovação. Vai passar por cursos, de acordo com a legislação, e vai atuar de maio de 2016 até maio de 2017”, explicou.

O técnico esclareceu, ainda, que após a eleição os novos cipeiros passam por treinamento. Esse curso é programado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é um preparatório para os conhecimentos de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A proposta do curso é preparar o empregado para que consiga identificar os riscos no ambiente de trabalho. O treinamento dura 20 horas e pode ser dividido, no máximo, em oito horas diárias.

“Eu espero que essa turma ajude bastante na prevenção de acidentes de trabalho, porque é gente nova que está entrando com sangue novo, com sugestões novas. Eu acho que vai ser bem interessante”, avaliou.

Lindeir de Lima, que já é cipeiro, revela que o trabalho dos novos eleitos é colocar as regras do curso em prática, mostrar para os outros trabalhadores a importância do uso dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs) e os cuidados básicos de segurança no ambiente de trabalho.

Ele destacou que a comissão é importante não só para a segurança do próprio trabalhador, mas também para a de outros colegas. “Vemos a dificuldade da pessoa quando sofre um acidente. Então, trabalhar para que isso não ocorra é muito importante”, salientou.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior, a maior qualidade de um cipeiro é saber ouvir as necessidades dos trabalhadores. “O bom cipeiro precisa ter sensibilidade para ouvir reclamações e sugestões dos empregados. Ele deve priorizar as necessidades de modo que o interesse coletivo se sobressaia”, orientou.

Para garantir a participação dos mais de 1500 trabalhadores da empresa, o funcionário do departamento pessoal Janioalde Machado Bonfim explicou que a orientação é entregar os holerites após a votação. “O pessoal faz a votação e já pega os holerites”, afirmou.

Fonte: Sindeesmat