Nesta terça-feira (5), a diretoria do Sindeesmat acompanhou o primeiro dia da eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Auto Viação São José dos Pinhais (Filial).

A votação da CIPA acontece anualmente e é obrigatória para todas as empresas com mais de 20 funcionários. Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a eleição é um momento importante para os trabalhadores elegerem representantes que prezem pela segurança no ambiente de trabalho. “A CIPA deve ser composta por pessoas que enxerguem a importância da segurança, que se preocupem em promover ações e melhorias nas condições de trabalho”, afirma.

A zeladora Adriana do Rocio Góes conta que foi a primeira vez que ela votou em uma eleição como esta. “Achei muito importante a empresa ter uma comissão interna para garantir a segurança de todos”, comentou.

O Gerente de operacional da empresa, Gilmar Rocha Rodrigues, conta que este ano 23 trabalhadores se candidataram às eleições na Auto Viação São José dos Pinhais. “Ao todo, são oito vagas para os trabalhadores cipeiros, quatro delas efetivos, e outras quatro suplentes”, explica o diretor.

OIMG_1520 filiado do Sindeesmat Joel Rodrigues Nascimento foi um dos concorrentes à eleição deste ano. O mecânico trabalha há 16 anos na empresa e acredita que a CIPA pode prevenir muitas situações de risco ao trabalhador. “O mais importante é participar da Comissão para ver o que é preciso e quais são as necessidades de cada trabalhador. Assim podemos garantir a utilização de ferramentas e equipamentos certos pra não haver nenhum acidente. Sabemos de muitos problemas que já ocorreram e precisamos nos cuidar”, justifica.

Além das oito vagas preenchidas pela eleição, mais oito trabalhadores serão indicados pela empresa para compor a comissão. Os membros eleitos e indicados deverão passar por treinamento específico para cipeiros.

Fonte: Sindeesmat