Conscientizar os trabalhadores sobre a importância da segurança no trabalho é uma obrigação da empresa. Por isso, foi criada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que acontece, geralmente, uma vez por ano em cada empresa.

As atividades que ocorrem nessa semana têm a finalidade de informar sobre os acidentes de trabalho e a importância do investimento na segurança dos funcionários dentro da empresa.

As SIPATs são organizadas, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), que é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas.

Prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em seu artigo 162, em razão do aumento de acidentes com trabalhadores, possui função de assegurar a integridade física, mas também de alertar contra novas doenças e ajudar a tomar precauções contra acidentes, que podem atrapalhar o andamento da empresa e prejudicar os funcionários

Por isso, em 30 de janeiro, o Sindeesmat acompanhou a eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – conforme determina a Norma Regulamentadora nº5 – da Viação Cidade Sorriso, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

“Se tiver algum erro que possa ser melhorado, vamos atuar. Ou, quanto mais visível ficar o erro, mais fácil será para identificar. Temos que verificar tanto o ponto interno como o ponto externo disso”, esclareceu Marcos Aurélio Terres.

Ao todo, 12 funcionários se candidataram para a eleição. Os eleitos terão a incumbência de identificar as principais necessidades dos trabalhadores na empresa e oferecer soluções que tragam melhorias nas condições de trabalho.

O diretor do Sindeesmat Ademar de Souza explicou que os eleitos têm a função de trazer informações para os funcionários. Ademar destacou, também, que é fundamental a participação de todos os trabalhadores no processo eleitoral, pois isso fará com que os trabalhadores consigam maior representatividade.

“Temos incentivado todos os funcionários a votar, pois a CIPA determina muita coisa dentro da empresa. Uma das determinações é fazer com que os trabalhadores fiquem a par do que está acontecendo no ambiente de trabalho”, salientou.

Veja os ganhadores abaixo:

[gview file=”https://fetropar.org.br/wp-content/uploads/2017/02/001.pdf”]

Fonte: Sindeesmat