Na construção civil, diversas máquinas pesadas são usadas para perfurar estruturas e carregar materiais e grandes peças. Mas, para fazer tudo isso, é preciso ter um profissional com conhecimento e capacidade de operar as máquinas em segurança.

Para qualificar os trabalhadores e prepará-los para conduzir estes veículos nas obras, o Instituto São Cristóvão (ISC) realizou um curso para os trabalhadores da região de Nova Aurora, de 11 a 13 de março.

Durante o curso, o instrutor Edinilson José Tomazini Boti ensinou aos alunos como trabalhar com pá carregadeira, escavadeira hidráulica e motoniveladora.

“Saber o princípio de funcionamento de cada máquina e o que ela pode fazer é importante para poder utilizá-las corretamente no momento do trabalho. Até porque isso pode variar de acordo com o tipo do terreno que o trabalho for feito, como, por exemplo em terras mais arenosas”, explica o instrutor.

Geremias dos Santos Silva é um dos 13 alunos que se formou no curso e já iniciou a nova profissão. “Meu colega falou que iria fazer o curso e me convidou. Nas aulas aprendi muita coisa que não sabia: teorias, como fazer carregamento, os cuidados que precisamos ter. Agora já estou trabalhando com essas máquinas”, conta.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Cascavel (Sintrovel), a formação de profissionais especializados para lidar com este tipo de máquinas é importante para atender a grande demanda da região.

“Tem bastante procura por esses trabalhadores aqui na região, principalmente das empresas de material de construção e cooperativas. Como não temos muitos profissionais, as empresas acabam valorizando mais o trabalhador e remunerando melhor, porque não é fácil encontrar um bom trabalhador nessa área”, explica o secretário-geral do Sindicato, Jonas Cleiton Comissio.

O curso foi promovido pelo ISC, em parceria com a empresa EroPlan.

Conhecimentos

Ao todo, os trabalhadores tiveram 30 horas de treinamento, com conteúdos divididos em cinco módulos.

Para começar, os alunos aprenderam sobre as qualificações para ser um operador e como são os procedimentos para mexer nessas máquinas. Como as atividades com máquinas e equipamentos pesados oferecem riscos, também foram apresentados os direitos dos funcionários em casos de acidentes de trabalho.

A partir daí, o conteúdo passou para o funcionamento das máquinas. Para saber conduzir estes equipamentos, o trabalhador precisa conhecer o equilíbrio, estabilidade e centro de gravidade para não correr o risco de tombar ao fazer uma curva.

Os sistemas para a movimentação de materiais e funcionamentos dos comandos da máquina também foram ensinados.

 “O princípio de funcionamento de mecânica dessas máquinas é quase o mesmo. O que os diferencia é o ponto de equilíbrio, por causa do sistema de atrito com o chão. Então é importante que o trabalhador conheça cada um”, esclarece Edinilson.

Além das atividades do dia-a-dia, os alunos também aprenderam a fazer a manutenção e a verificação das máquinas, para deixá-las em bom estado e prevenir acidentes.

Mãos à obra

Depois do contato com a teoria, os trabalhadores colocaram os conhecimentos em prática. Nas aulas práticas, os alunos puderam operar os três tipos de máquinas e tirar todas as dúvidas para poderem sair dali preparados para o trabalho.

“Na aula prática, o aluno tem noção de funcionamento, capacidade de força da máquina, aceleração e potencial de cada uma. Com isso eles têm uma noção boa de como é trabalhar em uma máquina pesada”, destaca o instrutor.

 

Fonte: ISC