Os esforços realizados pelos trabalhadores dentro de oficinas mecânicas podem causar problemas graves de saúde. Alguns sinais, como sensação de peso no corpo, choque, fraqueza muscular ou endurecimento dos músculos, além de fadiga, dores, dormência, formigamento, câimbras, falta de firmeza nas mãos, dificuldade para dormir, ansiedade e irritação, indicam que o trabalhador deve ficar atento à saúde.

Esses sintomas podem indicar Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT). São problemas causados geralmente por esforço excessivo, má postura, estresse e condições de trabalho inadequadas – situações que são facilmente encontradas nas oficinas mecânicas.

Para se prevenir de problemas causados por LER ou DORT, o trabalhador deve descansar dez minutos a cada hora trabalhada. Além do descanso, alguns exercícios são recomendados.

As mãos e os dedos são os principais membros afetados pela LER e pela DORT. Para evitar as lesões, exercícios de alongamento ajudam bastante. O trabalhador deve abrir as mãos e encostar uma palma na outra, com os dedos juntos, flexionando os punhos e empurrando uma mão contra a outra.

Apertar dedo contra dedo, alongando um por um, é importante, assim como cruzar dedos com dedos, como um gancho.

Para as mãos, os exercícios recomendados são diversos. Fechá-las como se estivesse segurando algo e depois esticar bem os dedos, afastando-os o máximo possível; fazer movimentos de ondas com a mãos e os dedos; balançar as mãos e girar os punhos são maneiras de evitar o desenvolvimento de LER e DORT.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o trabalhador deve realizar os exercícios sempre que possível. “Mesmo que seja obrigação do empregador oferecer condições de trabalho que respeitem a saúde e a segurança do trabalhador, toda medida que ajude a evitar LER ou DORT deve ser colocada em prática”, afirma.

Fonte: Sindeesmat