Ontem (1º), os trabalhadores em escritório e manutenção participaram da Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), às 19h.

Durante a Assembleia, a diretoria do Sindicato junto à assessoria jurídica apresentou os resultados das reuniões realizadas nos últimos dias com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), Gláucio Araújo de Oliveira, com a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, e com o secretário do governo municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.

Graças à pressão da categoria – que aprovou indicativo de greve na última Assembleia, em 27 de novembro –, as empresas voltaram atrás e efetivaram o pagamento da primeira parcela do 13º conforme prevê o instrumento normativo.

“A pressão da categoria com o indicativo de greve e as mobilizações feitas pelo Sindicato junto aos representantes do governo fez com que o dinheiro aparecesse e os trabalhadores recebessem por seu trabalho. Vencemos essa primeira batalha, mas a guerra não terminou. No quinto dia útil teremos o pagamento do salário e no dia 20 tem dois pagamentos importantes: a segunda parcela do 13º e os vales”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Mesmo solucionada a questão do pagamento da primeira parcela, o Sindeesmat continuará agindo para garantir os demais pagamentos aos seus trabalhadores e o tratamento igualitário por todas as empresas. Para buscar sanar essas pendências dos próximos pagamentos, o Sindicato ainda fará uma nova audiência no MPT-PR em 4 de dezembro.

Fonte: Sindeesmat