Com o objetivo de oferecer aos trabalhadores mais conhecimento e capacitação profissional, o Instituto São Cristóvão (ISC) realizará cursos para qualificar 850 motociclistas de Curitiba e região metropolitana em 2016.

Nesta segunda-feira (21), a primeira turma de trabalhadores concluiu o curso. Ao todo foram 26 motociclistas capacitados.

Durante os três dias de curso o instrutor João Batista Lima atualizou os trabalhadores sobre as mudanças na legislação, em especial na área de motofrete – que agora é considerada profissão de alto risco.

Para o dia a dia dos motociclistas foram passados ensinamentos sobre direção defensiva, noções de primeiros socorros para casos de acidentes e questões relativas ao meio ambiente.

Mas a tarefa fundamental passada aos trabalhadores, de acordo com Lima, é a prática da cidadania. “É importante entender que o espaço urbano é coletivo e tem que ser utilizado de forma social”, esclarece o instrutor.

Durante o curso, os profissionais passaram também pela oficina do Trabalho Decente. Na oficina, o assessor de qualificação profissional da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fábio Pereira, explicou aos trabalhadores os principais pontos da Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD) adotada pelo Brasil, por instrução da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Com a finalização do curso, os trabalhadores poderão dar continuidade ao processo para conseguir a regulamentação junto ao município, trabalhando capacitados e de acordo com a lei.

 

Fonte: ISC